Júpiter é o verdadeiro super-herói do nosso Sistema Solar. O planeta gigante é duas vezes e meia mais maciço do que todos os outros planetas do sistema juntos. E com a muita massa vem muita gravidade. Com o poder da gravidade super-forte, Júpiter tem um papel heróico no nosso Sistema Solar, protegendo a vida na Terra.
Lembra-se das consequências do impacto de um meteorito que provocou a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos? Sem Júpiter, muitos mais teriam atingido a Terra ao longo da história do planeta. Estas colisões destrutivas poderiam mesmo ter impedido o início da vida humana!
Mas, felizmente para nós, a gravidade de Júpiter desvia a maioria dos cometas e asteroides que poderiam atingir a Terra. Por esta razão e muitas outras, os astrónomos pensam que sistemas solares semelhantes ao nosso são os lugares onde existe maior probabilidade de encontrar vida alienígena.
Infelizmente, encontrámos muitos sistemas solares com planetas maciços que estão próximos da sua estrela, mas poucos onde esses planetas se encontrem afastados como Júpiter. A razão para tal prende-se com o facto de ser muito mais difícil de localizar os planetas mais afastados na escuridão do espaço.
No entanto, os astrónomos acabam de encontrar um gémeo de Júpiter. Um planeta que possui o mesmo tamanho de Júpiter e orbita aproximadamente à mesma distância da sua estrela, gémea do nosso Sol.
Esta descoberta traz-nos novas esperanças de que possa existir um sistema solar como o nosso em que a vida possa florescer, em parte graças ao seu próprio super-herói salva-vidas!
Facto curioso
Júpiter pode ser o nosso super-herói, mas não é um gigante simpático. O planeta está coberto por furacões assustadores, que podem soprar durante centenas de anos!
Share: