Ao longo de mais de 100 anos, temos vindo a procurar nos céus sinais de vida fora do nosso pequeno planeta. No entanto, até à data, ainda não encontrámos quaisquer alienígenas - mas o espaço é enorme, e ainda temos um número infinito de lugares a explorar.
Esta busca de vida fora da Terra levanta uma questão interessante: e se os alienígenas também estão à nossa procura? Queremos ser encontrados?
Apesar de gostarmos de imaginar todos os alienígenas como o E.T. ou Stitch, os nossos vizinhos extraterrestres poderiam assemelhar-se mais ao temível Imperador Zurg do que a Buzz Lightyear. Com a tecnologia altamente avançada necessária para viajar no espaço, o caos instalar-se-ia no nosso mundo!
Temos assim que tomar uma decisão: continuamos a revelar a nossa existência ao Universo, ou escondemo-nos para permanecermos seguros? Esconder um planeta não é uma tarefa fácil, mas encontrámos uma forma de o fazer utilizando lasers potentes.
Os planetas em órbita à volta de outras estrelas estão tão distantes que se tornam demasiado pequenos e escuros para poderem ser fotografados. Em vez de os tentarmos “apanhar” dessa forma, temos de utilizar alguns truques inteligentes, como ver se uma estrela perde brilho quando o planeta passa à sua frente.
Este é o método com maior êxito para encontrar planetas distantes. Já foram encontrados quase 2000 planetas fora do nosso Sistema Solar, e mais de metade foram detetados desta forma.
Se soubéssemos onde vivem os alienígenas, podíamos impedir que vissem o brilho do Sol a diminuir quando a Terra passasse à sua frente, apontando-lhes um potente laser.
Para termos êxito a “jogar às escondidas” com a Terra teríamos de apontar o laser aos nossos vizinhos extraterrestres durante 10 horas, uma vez por ano (o tempo que demora a Terra a passar em frente as Sol). A energia de que necessitaríamos seria mais ou menos a mesma do que a recolhida pela Estação Espacial Internacional num ano!
Mas se decidirmos o contrário, que queremos arriscar e comunicar com os alienígenas? Nesse caso poderíamos utilizar os lasers de uma forma diferente, usando-os para comunicar com eles. Qual a tua opinião: devemos comunicar ou esconder-nos?
Facto curioso
Este laser só seria capaz de emitir luz visível, a que podemos ver com os nossos olhos. Para brilhar em todo o tipo de luz (das ondas rádio aos raios gama) seria necessária uma potência oito vezes superior!
Share: