Certamente saberá que a Terra não é o único planeta do nosso Sistema Solar; na verdade, há oito no total. Em muitos aspetos, o planeta mais semelhante à Terra é Marte, conhecido por 'planeta vermelho' devido à sua superfície ter uma cor avermelhada. Mas tornou-se evidente que Marte foi durante um longo tempo um planeta azul, coberto por lagos, rios e mares, onde a água fluía, tal como na Terra!
Estas incríveis fotos foram tiradas pela sonda Mars Express, que está em órbita em redor de Marte. Mostram os sulcos do leito de um rio, serpenteando pela superfície do planeta. Acredita-se que foram esculpidos pelo fluxo de águas em Marte, num passado distante, milhares de milhões de anos antes dos seres humanos existirem!
Hoje em dia continua a existir água em Marte, embora esteja congelada sob a superfície do planeta e nos pólos Norte e Sul (como as calotes polares da Terra). A descoberta deste novo leito de um rio pode não parecer algo assim tão fantástico, mas na realidade as suas dimensões são colossais!
Podemos compará-lo ao rio Reno, que corre ao longo de toda a Europa; este “Reno marciano” ultrapassa os 1500 km de comprimento e os 300 metros de profundidade, sendo mais profundo do que qualquer rio na Terra! Estas imagens da Mars Express dão-nos uma fabulosa ideia do passado do planeta vermelho, que parece não ter sido muito diferente do nosso mundo de hoje!
Facto curioso
Os cientistas acreditam que, há milhares de milhões de anos, Marte sofreu a maior enchente em toda a história do Sistema Solar! É difícil de imaginar, pois atualmente Marte é muito mais frio e tem uma atmosfera muito ténue, que impede a água líquida de se manter à sua superfície.
Share: