Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
A estrela mais próxima parece cada vez mais familiar
17 November 2017

Falar de Vida no Universo não quer dizer que tenhamos que mencionar ETs – podemos falar apenas de nós mesmos.

Até agora não temos notícia de visitas de seres extraterrestres à Terra, mas a verdade é que os humanos também ainda mal se aventuraram no Universo. Será que algum dia teremos a possibilidade de deixar o nosso Sistema Solar e explorar o espaço profundo?

Se isso acontecer, um destino óbvio para a s primeiras viagens é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, a Próxima do Centauro.

Com a tecnologia de propulsão espacial actualmente disponível, levaríamos dezenas de milhões de anos a chegar lá. Mas um novo projeto, chamado StarShot Project, tem planos para reduzir o tempo desta viagem para uns meros 20 anos.

Os cientistas planeiam usar dezenas de poderosos lasers para impulsionar sondas miniaturizadas na direcção da estrela, a velocidades de cerca de 60000 km por segundo. A essa velocidade, uma ida à Lua demoraria menos de 7 segundos!

Mas será que a Próxima do Centauro vale mesmo a visita?

Ao que parece, quanto mais investigamos o espaço em redor desta estrela, mais ele se torna interessante e excitante. No ano passado foi descoberto um planeta rochoso, semelhante à Terra, em órbita da estrela. Recentemente, descobrimos que ela tem à sua volta anéis, chamados ‘cintos de poeiras’, repletos de fragmentos de rocha e gelo.

Estes cintos são-nos familiares; de facto, o nosso próprio Sistema Solar engloba duas regiões desse género: o Cinturão de Asteroides e a Cintura de Kuiper. Essas regiões contêm os fragmentos que sobraram da formação do Sistema Solar, o material que não se incorporou nos objetos de maior dimensão, como planetas e satélites.

A presença destes cinturões rochosos diz-nos que a Próxima do Centauro alberga provavelmente mais do que um planeta, apesar de não termos até agora conseguido detectar mais nenhum.

Esta descoberta também ajuda o StarShot Project. Um conhecimento preciso sobre o espaço em torno da estrela é essencial para planear com segurança uma missão de sucesso.

Facto curioso

Os fragmentos de rocha e gelo na cintura de poeiras em torno da Próxima do Centauro são muito semelhantes aos que podemos encontrar no nosso Cinturão de Asteróides e na Cintura de Kuiper. O seu tamanho varia desde pequeníssimos grãos de poeira até objetos com vários quilómetros de dimensão. 

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Our Nearest Star is Looking More and More Familiar
Our Nearest Star is Looking More and More Familiar

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB