Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Estrelas zombie e o destino do Sistema Solar
17 November 2015

Em muitos lugares da Terra, suspiramos de alívio por ter terminado a altura mais assustadora do ano (o Halloween). Mas o Universo reservou-nos ainda uma última travessura, uma estrela zombie!

Não se trata de um disfarce, a estrela no centro da imagem regressou efetivamente da morte e …. está faminta!

Quando estrelas como o nosso Sol queimam todo o seu combustível, atingem o final das suas vidas. Como espetadores distantes, sabemos que isto acontece quando vemos uma estrela a inchar, tornando-se cada vez mais vermelha, até alcançar dimensões várias vezes superiores ao seu tamanho inicial.

No final torna-se demasiado grande, e as camadas exteriores escapam para o espaço, afastando-se e flutuando pelo vazio. No fim resta o núcleo quente e compacto, uma estrela designada como anã branca (devido ao seu tamanho e cor).

Mas o que acontece aos planetas que se encontram à volta da estrela? Conseguem sobreviver? Se sim, o que restará deles?

Bem, pela primeira vez os astrónomos conseguiram observar o que ocorre aos corpos que circulam perto de uma anã branca. E não é nada bonito. Descobriram que um asteróide tinha deambulado perigosamente perto desta estrela morta, acabando por lhe servir de refeição.

O disco de material que vemos à volta da estrela zombie é formado pelos destroços do asteroide. O lado bom é que o disco, muito semelhante aos anéis de Saturno, é espetacular. Talvez o asteroide preferisse ter este destino?

Facto curioso

Esta estrela tem-nos dado algumas pistas importantes sobre o destino do nosso próprio Sistema Solar. Estamos com sorte, sete mil milhões de anos deverão ser suficientes para conseguirmos escapar!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Zombie Stars and the Fate of the Solar System
Zombie Stars and the Fate of the Solar System

Printer-friendly

PDF File
973.6 KB