Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
O renascimento de uma Fénix de Rádio
9 September 2015

Conhece a história da fénix? A fénix é um mitológico pássaro dourado que vive centenas de anos. Quando envelhece torna-se frágil, irrompe em chamas, e renasce das cinzas, começando um novo ciclo.

Os contos de fadas não se tornam realidade com frequência, e ainda menos os mitos tão dramáticos como o da fénix. Mas o Universo está repleto de acontecimentos maravilhosos, e os astrónomos acabam de testemunhar um deles. Uma região do espaço que se encontrava morta há muito tempo “regressou à vida”, tal como a mítica fénix!

Este conto de fadas da vida real começou há milhares de milhões de anos atrás, quando um longínquo buraco negro supermaciço nasceu violentamente. Começou a expulsar enormes jatos de partículas de alta energia. Os jatos eram tão potentes que as partículas se espalharam por centenas de milhares de anos-luz, criando uma nuvem brilhante e resplandecente.

Durante muitos milhões de anos, a nuvem brilhou orgulhosa e intensamente no espaço, não com uma luz visível aos nossos olhos, mas com luz no comprimento de onda da rádio. Até que por fim a nuvem esgotou toda a sua energia e se fundiu de novo com a escuridão… Mas a história não terminou aqui.

Muitos anos mais tarde, perto desta nuvem gigante, teve lugar outro episódio violento, quando dois enxames de galáxias chocaram um com o outro.

A colisão gerou uma onda de choque tão potente que comprimiu a nuvem, tal como quando alguém aperta uma garrafa de gasosa. Mas em vez de gasosa a sair da nuvem, o aumento de energia fez com que a nuvem brilhasse de novo. A Fénix de Rádio tinha renascido.

Na imagem em cima pode observar-se um retrato da fénix renascida. A nuvem brilhante é o “rabisco” verde por baixo do centro da imagem.

Facto curioso

Muitos objetos astronómicos emitem ondas rádio, mas esta descoberta foi realizada apenas em 1932!

Share:

Images

Rise of the Radio Phoenix
Rise of the Radio Phoenix

Printer-friendly

PDF File
1010.3 KB