Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Piratas Espaciais Desenterram um Tesouro Cósmico
11 March 2015

Os astrónomos bem poderiam ser chamados piratas do céu, pois exploram novos mundos e procuram saquear informações valiosas. A imagem de hoje mostra-nos o tesouro apetecido com que todos os piratas sonham - uma arca do tesouro repleta de gemas cósmicas!

Este recanto do Universo resplandece com riquezas astronómicas, incluindo enxames de estrelas, nuvens cósmicas e berçários de estrelas.

As jóias que brilham no coração desta imagem são 30 abrasadoras estrelas azuis brilhantes. Cada uma delas brilha 100 000 vezes mais do que o Sol e é até 50 vezes mais maciça!

As duas estrelas centrais são os maiores e mais apetecidos prémios. Estas estrelas gigantes, juntas, são suficientemente brilhantes para iluminar as nebulosas à sua volta. Isto inclui a Nebulosa da Orla, que podemos ver a cor de laranja e preto na zona direita da imagem.

A Nebulosa da Orla cria um muro de nuvens escuras e brilhantes que marca a fronteira de um berçário estelar. Berçários estelares são nebulosas compostas maioritariamente por um elemento químico chamado hidrogénio, que é o principal ingrediente para criar estrelas. É aqui que nascem as novas estrelas.

À medida que a nebulosa cria novas estrelas, estas destroem o seu local de nascimento. A deslumbrante luz das estrelas, em conjunto com as violentas explosões de supernovas, expulsam a maior parte do material. De facto, 90% do material é assim desperdiçado!

Este mau comportamento das estrelas jovens significa que este berçário estelar durará apenas uns poucos milhões de anos. Não é muito, se pensarmos que estas estrelas poderão viver milhares de milhões de anos!

Facto curioso

Esta espetacular fotografia do espaço levou 56 horas a ser captada. É formada por um mosaico de 500 imagens diferentes!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Space Pirates Dig Up Cosmic Booty
Space Pirates Dig Up Cosmic Booty

Printer-friendly

PDF File
1.2 MB