Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Anéis à Volta de um Asteroide
26 March 2014

Os anéis de Saturno são um dos objetos mais espetaculares no céu noturno. Também foram encontrados anéis, embora menos chamativos, em todos os outros planetas gigantes do sistema solar - Júpiter, Urano e Neptuno.

Mas apesar de várias pesquisas, até à data não se tinham encontrado anéis em objetos mais pequenos do sistema solar. Observações recentes do asteróide 10199 Chariklo mostraram que este objeto está rodeado por dois estreitos anéis.

À medida que Chariklo passava em frente a uma estrela distante, os astrónomos aperceberam-se que algo além do asteróide bloqueava a luz proveniente da estrela. Para sua grande surpresa este facto devia-se à presença de dois densos e estreitos anéis com cerca de 7 e 3 quilómetros de largura. Trata-se do objeto mais pequeno alguma vez encontrado com anéis à sua volta. Os astrónomos não têm uma certeza absoluta de como estes anéis se formaram. Muito provavelmente foram criados quando o asteróide chocou com outro objeto, projetando pedaços de rocha para o espaço que voltaram a ser recapturados pela gravidade do asteróide.

Tente imaginar como será estar sobre a superfície deste corpo gelado - tão pequeno que um automóvel de Fórmula 1 poderia atingir a velocidade de escape e lançar-se no espaço - e olhar para cima para um sistema de anéis com 20 quilómetros de largura e situado 1000 vezes mais próximo do que a Lua está da Terra.

Facto curioso

Chariklo faz parte de um grupo de objetos conhecido por “Centauros” que orbita o Sol entre Saturno e Urano no sistema solar exterior.

Share:

Images

Rings Around an Asteroid
Rings Around an Asteroid

Printer-friendly

PDF File
1.1 MB