Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
O mistério da supernova
19 February 2013

Tal como o famoso detetive Sherlock Holmes, os astrónomos têm de ser bons a resolver quebra-cabeças, juntando pistas e evidências. Quando os cientistas observaram imagens com uma forma estranha e distorcida deste resto de supernova, obtidas pelo Observatório de raios X Chandra, perceberam que algo de estranho tinha ocorrido. Após pesquisarem os dados e eliminarem todas as outras possibilidades, os astrónomos perceberam que podiam ter descoberto um segredo obscuro, escondido dentro desta imagem — um jovem buraco negro! Normalmente, as explosões de supernovas que despedaçam estrelas maciças libertam material em todas as direções de forma uniforme, deixando para trás uma bolha simétrica (igual em ambos os lados). No entanto, nesta supernova, o material dos pólos norte e sul da estrela (sim, as estrelas também têm pólos!) foi lançado muito mais rapidamente do que em qualquer outra zona. O resto da supernova em forma barrada deu aos astrónomos a primeira pista de que a vida desta estrela terminou de uma forma invulgar.

Na maioria das vezes, o núcleo restante de uma supernova é comprimido numa pequena bola chamada estrela de neutrões. Estrelas de neutrões normalmente emitem radiação de raios X, que os astrónomos podem fotografar usando telescópios especiais. Mas uma pesquisa cuidadosa dos dados mostrou não existir nenhuma radiação de raios X ou outras evidências de uma estrela de neutrões. Isto significa que provavelmente durante a explosão foi formado um objeto ainda mais exótico, um buraco negro! Se esta ideia estiver correta, este será o mais jovem buraco negro conhecido em toda a nossa galáxia, com apenas 27.000 anos!

Facto curioso

Em astronomia, chamamos “metais” a todos os materiais mais pesados do que o hidrogénio e o hélio. Todos esses “metais” são forjados dentro de estrelas. Quando uma estrela morre, os metais são espalhados pelo espaço, formando novas estrelas, planetas ou até mesmo pessoas!

More information

 

 Este Space Scoop é baseado Chandra Press Release

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

A Study in Supernovae
A Study in Supernovae

Printer-friendly

PDF File
1.1 MB