Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
A fábrica de estrelas do universo vai encerrar
6 November 2012

Durante muito tempo o universo tem sido uma gigantesca fábrica de estrelas, produzindo inúmeras estrelas a partir de gás e poeira flutuante. Mas parece que agora esta planta gigantesca está a murchar! 

As estrelas nascentes vão crescendo e ganhando progressivamente mais massa ao recolher cada vez mais e mais material perdido – tal como uma bola de neve que vai rolando - tornando-se eventualmente, grandes estrelas adultas. Os astrónomos descobriram que atualmente isto já não acontece, frequentemente. Na verdade, presentemente nascem 30 vezes menos estrelas do que quando o universo era mais jovem! Parece que a fábrica de estrelas outrora florescente está a fechar de vez. 

Os astrónomos fizeram esta descoberta ao estudar a produção de estrelas em galáxias a diferentes distâncias. A luz leva tempo a viajar até à Terra, por isso, quando vemos galáxias distantes, vemo-las tal como eram quando emitiram a luz - em alguns casos, há milhares de milhões de anos atrás! Isto significa que, olhando para as galáxias a distâncias diferentes também estamos a observar idades diferentes. Os astrónomos usam os seus telescópios como poderosas máquinas do tempo: podem tirar fotos de jovens galáxias, quando na realidade atualmente são muito antigas. 

Os astrónomos preveem que o número total de estrelas aumentará um pouco mais, e, em seguida, a produção terminará para sempre! Ou seja, quase todas as estrelas no universo já nasceram. Mas não se preocupe, a maioria das estrelas vai ficar por aí por muito mais tempo. O Sol, por exemplo, vai fornecer calor para si, para os seus filhos, netos e muitas gerações futuras. 

Facto curioso

 As estrelas reciclam matéria; formam-se a partir de poeiras, mas ao morrerem explodem voltando novamente a formar poeiras que irão formar novas estrelas.

More information

RAS Logo Este Space Scoop é baseado num Royal Astronomical Society Press Release.

Share:

Images

Universe’s star factory shuts down
Universe’s star factory shuts down

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB