Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Observando aves no espaço!
26 September 2012

Já olhou para o céu e viu figuras imaginárias nas nuvens? Os astrónomos também o fazem, só que neste caso as nuvens são chamadas nebulosas e encontram-se bem longe no espaço. Ao contrário das nuvens na Terra, que são feitas de água, as nebulosas são compostas de gás e poeira. Nos remoinhos da nuvem nesta imagem, os astrónomos observaram a forma da cabeça de um pássaro, e chamaram-na Nebulosa da Gaivota.

Como normalmente o gás e a poeira são frios, não brilham com uma luz suficientemente intensa para serem vistos pelos nossos olhos – quanto mais quente for um objeto, mais brilhará. Isto também é válido noutras situações. Se alguma vez tocou numa lâmpada que esteve ligada durante algum tempo, sabe que fica muito quente! A nebulosa nesta foto brilha com uma cor vermelha devido a uma estrela muito quente que se encontra no seu centro. Pode vê-la aqui como o “olho da gaivota”. O calor proveniente desta estrela tem aquecido o gás circundante, fazendo-o brilhar de forma visível. 

Consegue também ver uma névoa azul em toda a imagem? Esta é a poeira que foi iluminada por estrelas jovens e quentes dentro da nebulosa. A luz das estrelas é refletida pelos grãos de poeira, tornando-os visíveis; o mesmo acontece quando aponta a luz de uma lanterna para alguns dos seus brinquedos numa sala escura: consegue vê-los, porque eles refletem a luz da sua lanterna e são detetados pelos seus olhos. 

A imagem mostra apenas uma pequena parte da nebulosa. Toda a nuvem espalha as suas asas sobre uma enorme extensão do espaço e parece-se com um pássaro em voo! Dê uma olhadela aqui

 

Facto curioso

A estrela no centro da imagem ('o olho da gaivota') tem uma estrela companheira. As duas estrelas orbitam-se entre si, e são chamadas estrelas binárias!

More information

 Este Space Scoop é baseado no seguinte ESO Press Release.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Bird watching in space
Bird watching in space
The Seagull Nebula Spreads its Wings
The Seagull Nebula Spreads its Wings

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB