Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Galáxias jovens e insaciáveis
14 March 2012

Os astrónomos sabem, desde há algum tempo, que as galáxias eram mais pequenas quando o Universo era jovem. Ao longo da vida do Universo as galáxias aumentaram de massa, embora os seus alimentos e hábitos alimentares fossem misteriosos. 

Agora, uma equipa de astrónomos usou um poderoso telescópio chamado VLT (Very Large Telescope) para espiar as galáxias à hora do jantar. A foto mostra, marcadas com cruzes vermelhas, algumas das galáxias observadas pelos astrónomos.

O VLT é um poderoso telescópio que permite recuar no tempo até à época em que as galáxias eram adolescentes. Olhar para trás no tempo soa como algo vindo da ficção científica, mas é realmente muito simples: a luz demora milhares de milhões de anos a chegar desde estas galáxias distantes até à Terra, pelo que observamos actualmente o seu aspecto há milhares de milhões de anos! (Para mais informações, clique aqui

A partir das suas observações, os astrónomos descobriram que, no início da sua adolescência, as galáxias gostavam de petiscar repetidamente, e consumiam gás cósmico. Mas no fim da adolescência queriam uma refeição muito maior, e banqueteavam-se com pequenas galáxias. Basicamente, as galáxias tornam-se insaciáveis à medida que envelhecem, e transformam-se em canibais! 

 

Facto curioso

As galáxias aqui observadas, com o seu apetite devorador, encontram-se atualmente no céu nocturno numa constelação chamada "Cetus", que significa "Monstro do Céu"! 

More information

 Este Space Scoop é baseado na seguinte ESO Press Release.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Greedy Teenage Galaxies
Greedy Teenage Galaxies

Printer-friendly

PDF File
1.1 MB